sábado, 26 de janeiro de 2008

Plutão entra HOJE em Capricórnio


"(...) muita gente se pergunta: quais serão as transformações trazidas por Plutão em Capricórnio, um planeta de simbologia temível, transitando um signo não menos temível (nada mais nada menos do que o domicílio nocturno de saturno)?

Já li autores dos anos 60 e 70 que diziam que o ingresso de Plutão em Escorpião traria o ‘amargedon’, porque eles diziam que Plutão estaria no seu domicílio, e sendo Plutão o planeta das transformações, ele expurgaria a humanidade entrando em dignidade.

Outros diziam alicerçados no mesmo princípio, o da dignidade de Plutão no Escorpião, que Plutão ali demarcaria o início de um período áureo, os não sei quantos mil anos de paz prognosticados pelo livro do apocalipse bíblico, a inauguração da Era de Aquário.

Porcaria nenhuma aconteceu.
Mesmo porque, esses prognósticos eram meio abrangentes demais.
Se questionados agora, esses autores poderão argumentar que suas previsões ocorreram num plano elevado espiritualmente, acessado por eles, mas inacessível para pessoas não-escolhidas (leia-se: todas as outras, com exceção deles mesmos).

Em 1995 Plutão ingressou em Sagitário, lembro muito bem dessa época, tinha meus 10 anos de idade.
Justamente neste período começou a ocorrer uma proliferação de universidades particulares, e a internet começou a dar o ar da sua graça, invadindo as nossas vidas.
O desenvolvimento da internet foi lento e gradual, e data desde os anos 60, mas a popularização da internet, em escala mundial, deu-se coincidentemente, com o ingresso de Plutão em Sagitário.

Dissolviam-se assim as fronteiras, o mundo passou a ser pequeno demais.
A TV digital iniciou seu real desenvolvimento, em nível mundial a partir de 1995, com maior especificidade, 16 de setembro de 1995 , quando era inaugurado o Advanced Television Systems Committee (ATSC) , entidade empenhada no desenvolvimento da TV digital (HDTV) em todo o mundo.
Plutão neste momento já havia dado um susto em Sagitário, no começo do ano, mas retrogrediu e nesse dia estava nos últimos suspiros do Escorpião.

Em 28 de novembro de 1995, as directrizes para o funcionamento da TV Digital começaram a ser estabelecidas, a essas horas, Plutão já penetrara Sagitário e não tinha mais volta.
Foi no fim dos anos 90 que os serviços de telefonia celular se popularizaram, com a introdução dos aparelhos pré-pagos.

Minha intenção não é enumerar tudo o que ocorreu durante o trânsito de Plutão em Sagitário, mas pretendo com o que coloquei agora, fazer um paralelo com o que ocorreu durante o trânsito de Plutão em Gémeos.

Os carros e os aviões surgiam durante o trânsito de Plutão em Gémeos, redefinindo os conceitos de viagem e deslocamento.
Os rádios também são filhos de Plutão em Gémeos, foi durante este trânsito que foi desenvolvida a tecnologia para a radiodifusão.
O telefone já havia sido devidamente inventado em 1860, mas não é absurdo considerarmos que esta tecnologia ganhou impulso naquele momento, o fim do século 19 e o início do século 20.
Ao menos no Brasil, o telefone chega coincidentemente com o ingresso de Plutão em Gémeos (1883).

Mas o que eu estou querendo aqui é chamar a atenção para o clima de ineditismo, de novidades, de descobertas (inclusive nas ciências: vide teoria da relatividade, mais uma das filhas do Plutão em Gémeos, Gémeos que induz nas pessoas cujos mapas são fortemente marcados por este signo uma forte tendência para relativizar tudo e viver a vida como se não existissem verdades).

A psicologia, ciência especializada na enrolação e na relativização, surge também com Plutão em Gémeos (aqui também vale o mesmo blá blá blá: a psicologia se inicia gradualmente antes do trânsito do Plutão em Gémeos, mas podemos afirmar que ela tomou corpo como ciência no decorrer deste trânsito).

As pessoas estavam entusiasmadas naquela época. Era muita novidade, muita coisa fascinante surgindo.
A elite ocidental, ao menos, viveu um momento áureo de descobertas, de visionarismos, futurologias e etc.
Não muito diferente do que ocorre hoje em dia.
Estamos na nova era, a Era de Aquarius, uivam algumas pessoas, emocionadas com a ilusão da nova era.
A internet, os celulares, e todas as demais tecnologias que as mentes orientais conseguiram desenvolver causam aquela mesma sensação experimentadas pelas pessoas do início do século 20, hoje, no início do século 21.
Até aqui tudo bem?
Continuando então...

Plutão ingressou em Câncer e imediatamente o oba-oba terminou.
Logo de cara temos uma coisa chamada Primeira Guerra Mundial.
Plutão em Câncer trouxe uma série de transformações: a urbanização tomou proporções maiores, mais consistentes, o que reflete uma transformação nos conceitos de lar, em diversos locais do mundo, porque diversas cidades cresciam naquele momento, diversas pessoas saiam de um meio rural e transferiam-se para a cidade (isso tudo foi gradual, aquele blá blá blá de sempre, mas podemos considerar que com Plutão em Câncer isso pode efectivamente ser visualizados).

As mulheres ressuscitaram, a posição da mulher tomou um novo significado.
Isso se explica pelo facto de no mundo ocidental (que naquele momento ainda se resumia na Europa, os EUA estavam quase lá) uma grande guerra havia ocorrido, e muuuuuuuuuitos homens haviam morrido.
Como as mulheres representavam uma maioria em face aos sobreviventes, era de esperar uma mudança na posição da mulher dentro da sociedade.
Mais adiante, Neptuno ingressa em Virgem (1928-1929) trazendo consigo a grande depressão económica.
Um estado geral de insegurança tomava conta do mundo naquele momento, o que levava as pessoas a um fortalecimento dos valores referentes as uniões íntimas, a família, a pátria.

O mundo estava patriótico durante o trânsito de Plutão em Câncer, em crise e inseguro.
Esse foi o pano de fundo para que em 1933 o partido nazi tomasse o poder na Alemanha, concomitante com a emergência de diversos outros regimes totalitários (Espanha, Itália, Portugal, Japão, Argentina, Brasil).

Eis que estamos prestes a ver Plutão sair do signo de Sagitário e ingressar num signo negativo e cardinal. O que esperar deste trânsito?

Bom, coloquei aquele texto todo ali pra introduzir este único parágrafo, justamente porque quero mostrar no que eu me baseio pra fazer as minhas especulações.
Eu acredito que nós vivemos uma espécie de oba-oba muito similar a do inicio do século 20.
A internet é um ambiente extremamente livre, extremamente sem regras, acredito que isso vai acabar.
Não a internet, mas a liberdade e a ausência de regras dentro da internet.
Viveremos um período de contração após a expansão sagitariana.
Fronteiras serão delimitadas no mundo virtual.

As fronteiras no plano físico ficarão mais estreitas.
Imigrar e emigrar ficará ainda mais difícil.
Mais burocracia, mais controle, mais rigidez em fronteiras.
Capricórnio é também delimitação de estruturas.
Um dos pré-candidatos a presidência norte americana propõe a criação de um imposto para os imigrantes.
Haverá mais controle de uma maneira muito geral e abrangente.

Já existem à disposição tecnologias de reconhecimento digital da Iris e das impressões digitais. Na locadora perto da minha casa, por exemplo, você só pode alugar se a sua digital estiver cadastrada no sistema.
Para que esse tipo de controle assuma uma proporção maior, acredito que não falta muito.
A vigilância eletrónica já é uma realidade há algum tempo, as suas proporções tendem a aumentar, em minha opinião.
Da mesma forma que ocorreu com a entrada de Plutão em Câncer, o Elias acha que Plutão ingressando em Capricórnio vai murchar um pouco as coisas.

O pessimismo vai virar moda, a depressão o nosso novo estado natural de espírito (pessoas felizes serão internadas por distúrbios psiquiátricos).
Acham que eu brinco?
Obviamente que eu não posso garantir a concretização de nenhuma das minhas conjecturas.
Mas eu penso que as coisas se encaminham pra isso.

A economia forçada, o poupar recursos, o controle, a rigidez, são todos factores que tornam os sorrisos mais escassos, e o Elias acha que Plutão em Capricórnio vai fazer exactamente isso.

A água pode vir a se tornar mais cara (eu não compartilho das perspectivas ultra-pessimistas que dizem que a água vai acabar daqui a não sei quantos anos, mas acredito que um controle maior será imposto, justamente para se prevenir essa possibilidade), consequentemente os alimentos, já que todos dependem de água para serem produzidos, e assim a vida será mais cara, de modo geral.

O sol cada dia que passa mais impiedoso, a temperatura média do planeta aumentando, Capricórnio esta relacionado a pele, e plutão ao câncer.
Uma epidemia de doenças de pele? Seria exagero. Mas o facto é que hoje já existem roupas que absorvem a luz solar. Serão essas as roupas do futuro?
O melhor a fazer, é esperar logo por este bendito Plutão em Capricórnio (...).
Aguardemos ..."

Elias Mendes
Fonte: http://eliasastrologia.blogspot.com

1 comentário:

Louise Scoz disse...

Muito obrigada pela visita aí, do outro lado do atlântico! haha... Gostei muito do seu espaço internético, virei sempre aqui. Se me permite, colocarei um link para o seu blog no meu, ok?

Abraços